FORMAÇÃO EM TEATRO
PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O professor da Educação infantil deve estar consciente de sua responsabilidade ao adentrar em sala de aula, já que o aguarda uma plateia ávida pelo “faz de conta”, verdadeiros especialistas no “jogo dramático” infantil.


Considerando a importância da linguagem teatral em todos os níveis da educação, e, considerando também o fato do professor da educação infantil já se utilizar dessa linguagem, ainda que intuitivamente, em muitas de suas práticas em sala de aula, perguntamos: Por que não é dada a oportunidade de entrar em contato com os conhecimentos relativos ao teatro, instrumentalizando corretamente esse profissional, dando a ele subsídios e conforto nesse tipo de trabalho com seus alunos?


O professor carece de uma formação que lhe dê autonomia e fundamentação prática e teórica que permitam a ele ensinar e transformar (recriar) o ambiente da sala de aula em ambiente lúdico. A formação dos profissionais que se responsabilizam pela Educação Infantil deve ser encaminhada no sentido de conseguir dialogar para além da intelectualidade.

Faz-se necessário comunicar e perceber outras formas de comunicação e sentimento, que são enviadas pelos alunos por meio de gestos e olhares. É nesse momento que esse professor pode estimular a criança a se expressar seus sentimentos, seus anseios e suas emoções. É nesse momento que o professor pode proporcionar às crianças momentos de socialização, integração, criação de vínculos entre seus pares. Para a educação infantil, esse tipo de comunicação é fundamental.


A professora ou professor, a partir do momento que adentra a sala de aula, recorre a todas as suas possibilidades expressivas para ensinar: expressão corporal, projeção e articulação vocal, nuanças reveladas durante a interpretação de um determinado assunto, ou mesmo a interpretação de personagens durante uma “contação” de histórias. Eles precisam, então, de um repertório técnico que
amplie sua capacidade de expressividade, que auxilie no uso consciente do seu corpo e de sua fala a serviço da educação.

 

Ao mesmo tempo em que o conhecimento de um repertório de jogos e dinâmicas teatrais, podem auxiliá-los a trabalhar com as crianças a expressividade delas próprias, conduzindo as à comunicação, seja pelo corpo, seja pela fala, despertando na criança o desejo de comunicação em grupo, ampliando as relações com seus pares, ajudando, inclusive a resolver conflitos.


Além de todos esses ganhos, o professor também se sentirá mais apto a se utilizar da linguagem teatral nos eventos e datas comemorativas nas quais a escola sempre solicita uma apresentação teatral ou musical das crianças.

Av. Tancredo Neves, 450. Ed. Suarez Trade, 11° Andar

Caminho das Árvores - Salvador - BA - Brasil

CEP: 41820-901

 

Tel: (71) 3340-0622 | 99942-5151

  • Instituto Acrópole - YouTube
  • Instituto Acrópole - Instagram
  • Instituto Acrópole - Facebook

© 2018 - Instituto Acrópole de Educação - Todos os Direitos Reservados